top of page
  • Writer's pictureClarissa Gazaniga

EMPREENDER: a arte de se f*der todos os dias e não desistir




O livro fala sobre a jornada empreendedora dos sócios do Méliuz, a 1ª startup a fazer IPO no Brasil. Para quem não sabe o que é IPO: é basicamente a entrada de uma empresa na bolsa de valores, ou seja, a oferta pública inicial.

A narrativa se inicia com o pior momento que os sócios haviam enfrentado, indicando, ao longo do livro, o que tiveram que fazer para sanar o erro e salvar a empresa.


Ao apresentar os sócios, os autores falam sobre empreender, nascer empreendedor(a) e sobre empreender em algo que você nunca atuou antes. Traz empatia e “conforto” para quem resolveu se aventurar na jornada do empreendedorismo.


Logicamente, a parte que mais brilhou meus olhos foi quando li o capítulo sobre iniciar sociedade. No trecho “Resguarde-se judicialmente” os autores indicam a necessidade de algumas ferramentas contratuais e que ao longo do tempo observaram que elas têm que evoluir de alguma forma junto com a empresa. Eram principalmente as cláusulas de cliff e vesting.


Ressaltam a importância e a inteligência de começar pequeno sonhando com algo grande e testar o MVP (minimum viable product ou mínimo produto viável). Mostram como os grandes players da atualidade começaram minúsculos. “Começar pequeno é esperto” é a frase que traduz esta parte do livro.


Outro destaque do livro vai para a cultura da empresa, mostrando exemplos os autores comprovam a relevância desse fator.


Relembrar que a humildade faz parte do processo é importante e é uma lição que os autores passam ao longo do livro.


Mais um brilho nos olhos: a jornada pelo crescimento pela estratégia de M&A (Mergers and Acquisitions - Fusões e aquisições) e o mundo real, ou seja, esse processo é lento e bastante complexo.


A leitura é interessante para quem está começando e para dar insights e lembrar os(as) já consolidados(as) empresários(as) e empreendedores(as) sobre algumas questões.


Vale a leitura. É agradável e rápido de ler.



Gostou?

Acesse este link para encontrar o livro na Amazon!


20 views
bottom of page